Histórico

História

Sobre a Origem da Arco.it

No ano de 2003 a cidade de Curitiba recebeu o título de Capital Americana de Cultura, concedido pela Organização não governamental de mesmo nome, com apoios internacionais do Parlamento Latino Americano, do Parlamento da Europa, da Rede Europeia de Capitais Culturais, da OEA (Organização dos Estados Americanos) e da UNESCO.

Em comemoração ao evento o Centro di Cultura Italiana PRSC promove o CORSO DI RESTAURO ARCHITETTONICO E SCULTOREO, financiado pelo Ministero del Lavoro Italiano e com o apoio da Fondazione Kepha do Vaticano. A iniciativa fez parte do Governo do Paraná , através da Secretaria de Estado da Cultura.

Este curso, ministrado por professores e profissionais italianos, teve como resultado o restauro do painel Erbo Stenzel e Humberto Cozzo na Praça 19 de Dezembro em Curitiba. Além disso um ciclo de palestras complementares aos temas abordados, supervisionados pelo CCI - PRSC, através de seu então presidente, Cavagliere Luigi Barindelli.

O processo de seleção e aprovação dos alunos, além de critérios de conhecimentos, formação e ou atuação na área de Restauro e afins, teve, ainda, como critério de corte, a ascendência ou relação de consanguinidade com italianos. Algumas poucas exceções ocorreram em relação aos alunos com vínculo à Secretaria de Cultura do Paraná.

Este critério, aparentemente excludente à primeira vista, foi uma forma de reconhecimento e compensação aos descendentes (oriundi) dos imigrantes italianos que em grande número e sacrifícios partiram da Itália para vários continentes para possibilitar o restabelecimento da economia naquele país.

O curso de extensão de Restaurador Arquitetônico Decorativo, com carga horária de 610 horas e finalizado em 05 de Julho de 2003, foi o início do movimento de todos os envolvidos em criar uma Associação de Conservadores e Restauradores para atuar de forma representativa em suas novas competências técnico profissionais. Deste modo, a razão da escolha e aprovação do nome Arco.it, como não poderia deixar de ser, é a contrapartida e gratidão de seus sócios fundadores a todos os que participaram e tornaram possível esta pequena homenagem. Grazie a tutti.

"A conservação e a tutela do patrimônio histórico e artístico de um país constituem o primeiro passo em prol da sua valorização, o que resulta fundamental para o seu reconhecimento e difusão dos conhecimentos !"

Paola Arosio, professora e coordenadora do Corso di Restauro Architettonico e Scultoreo 2003
FOTOS